Na segunda e última parte do Coluna musical - Power Trios, falaremos a respeito dos grupos de três integrantes que estiveram presentes no cenários musical dos anos 80 e anos 90.
No fim da década de 70, os grupos de Rock Progressivo que haviam explodido até aproximadamente 1975 estavam em estado de declínio popular, já que o Punk Rock de bandas como Ramones, The Clash e Sex Pistols estavam dominando as paradas musicais. A música Disco também havia virado febre entre os jovens da época, fazendo com que o Rock tivesse radicais mudanças na década de 80, se dividindo em diversos subgêneros e mudando o padrão de formação ou de melodia em suas músicas. Com tantas mudanças por quais a música estava passando, alguns trios se destacaram nesse meio tempo, como é o caso do The Police. O grupo formado por Sting (baixo e vocal), Andy Summers (guitarra), Stewart Copeland (bateria) seria a grande inovação com relação aos trios anteriores, popularizando um estilo não muito conhecido entre o público europeu denominado '' Ska '', uma mistura de Reggae e Música Americana (Rhythm and Blues, Rock, etc), o que não pegou, já que apenas o The Police atingiu um alto índice de vendas dentro do estilo.
O grupo se dissolveria em 1985 devido a algumas brigas entre os membros da banda. Na outra metade dos anos 80, o Rush continuaria sua onda de sucessos, sendo o único Power Trio a vigorar bem até os anos 90. No Brasil com a onda do Rock Nacional, Os Paralamas do Sucesso e a Legião Urbana seriam os nossos melhores representantes em relação aos trios de Rock.
Com os anos 90 viria o grande fenômeno do Grunge e com ele o maior fenômeno musical da década, o Nirvana. Com um som rasgado e cru, o Nirvana conquistaria fãs pelo mundo inteiro, mas não duraria muito, já que em 1994 seu líder e vocalista Kurt Cobain, cometeria suicídio. A partir daí, os trios nunca mais conseguiram atingir um grande sucesso até porque a mídia dos anos 2000 daria prioridade ao Pop, tornando o Rock um estilo extremamente diversificado com relação aos seus subgêneros e também ao seu processo de formação !
Álbuns Recomendados:
Reggatta de Blanc - The Police (1979)
Daylight Again (1982) - Crosby, Stills & Nash
Synchronicity - The Police (1983)
Hunting High and Low - A-ha (1985)
Selvagem ? - Os Paralamas do Sucesso (1986)
Dois - Legião Urbana (1986)
As Quatro Estações - Legião Urbana (1989)
Nevermind - Nirvana (1991)
Wolfmother - Wolfmother (2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário